top of page

Um dia na Ilha de Alcatraz

Diário de viagem de Allen Kopp - Texto Original



Do Fisherman's Wharf, em São Francisco, você pode pegar a balsa para cruzar a bela baía de São Francisco, que fica a aproximadamente dois quilômetros e meio da Ilha de Alcatraz, um dos lugares mais interessantes para visitar nos Estados Unidos. (Certifique-se de comprar o ingresso antecipadamente pela internet do seu hotel, ou enfrentará uma longa fila para comprá-lo no píer, ou poderá até ser barrado se os ingressos esgotarem). 


Esse passeio é tão famoso que você provavelmente ficará espremido com outras pessoas na balsa, mas, felizmente, a viagem é curta e demora apenas alguns minutos e, assim que chegar na ilha, você não será mais empurrado ou esmagado no meio da multidão. Isso porque você receberá um dispositivo de áudio para escutar a visita guiada no seu ritmo. Você pode começar quando estiver pronto, e pausar quantas vezes quiser.


Assim que a balsa chegar na Ilha de Alcatraz e o desembarque for feito, você receberá uma pequena instrução do guarda do parque, que dirá o que fazer e o que não fazer na ilha (principalmente para não roubar ou estragar nada), mas assim que terminar, você estará livre para andar pela ilha por conta própria e ficar o dia inteiro, se quiser. É por isso que o preço do ingresso é um tanto quanto alto — com um ingresso, você pode passear o dia inteiro, ou voltar para Fisherman’s Wharf quando a próxima balsa sair.


Quando estiver pronto para entrar e começar o tour pela prisão, você receberá o dispositivo de áudio para escutar a narração, que é fácil de acompanhar e você pode ouvir no seu ritmo. O interior da prisão é escuro e deprimente (afinal, é uma prisão). Tudo é meio horripilante, velho, e obsoleto, é como se você tivesse voltado no tempo. Estar lá dentro por alguns minutos faz você se sentir agradecido por poder sair quando quiser. Imagine estar trancafiado em uma cela escura, de oito metros quadrados, com pouca ventilação e nenhum conforto por anos e anos, ou pela vida toda sem esperanças de sair! As celas estão organizadas por andares, e as celas dos andares de cima não são mais convidativas do que as celas dos andares inferiores. É exatamente como vemos nos filmes.


A prisão de Alcatraz era o destino de criminosos de alto escalão e era considerada à prova de fuga. A maioria dos prisioneiros esteve em outras prisões federais antes de serem levados à “The Rock”. Você não iria querer passar um tempo com nenhuma daquelas pessoas, que eram consideradas as piores das piores. Os guardas e outros funcionários da prisão viviam na ilha com seus familiares, em apartamentos como aqueles de quartéis. Todos os dias, seus filhos pegavam a balsa e cruzavam a baía, para irem à escola, em São Francisco.


Alcatraz não detém prisioneiros desde o início dos anos sessenta. O governo federal a considerava muito cara para mantê-la funcionando e a desativaram, transferindo todos os prisioneiros para outros presídios. Em 1972, tornou-se uma área de recreação e local histórico nacional, gerenciada pela National Park Service.


Assim que terminar a visita e sair da prisão, você estará no ponto mais alto da ilha, com uma vista espetacular do horizonte de São Francisco. Segure seu chapéu, ou ele será levado pelo vento. No dia em que visitei a ilha, choveu quando eu estava indo embora, o que me pareceu apropriado. Quando estiver pronto para sair da ilha e voltar para a metrópole, desça para as docas e espere pela próxima balsa, que passa de meia em meia hora, então não é preciso esperar muito tempo. Se tiver um tempinho, pode passar na loja de souvenir. Sempre fui fanático por souvenirs. O que pode ser melhor do que deixar seus amigos com inveja porque você esteve lá e eles não?

  • Instagram
  • LinkedIn

Jaqueline Bianco | 2025

☂️ Últimas leituras:

  • Instagram
  • LinkedIn

© 2024 por Jaqueline Bianco.

My Goodread's bookshelf  ☂️

  • Instagram
  • LinkedIn

Jaqueline Bianco | 2025

☂️ Últimas leituras:

bottom of page